UM OLHAR HUMANIZADOR FRENTE AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO HOSPITALAR

Cristina Bressaglia Lucon, Júlia Gonçalves Faria, Júlia Gonçalves Faria, Júlia Gonçalves Faria

Resumo


Quando uma criança ou adolescente são acometidos por uma doença, tanto de maneira aguda ou crônica, e que não possa ser amenizada em caráter ambulatorial, indica se a hospitalização como uma necessidade imediata. A hospitalização traz para eles o desconforto da dor, a percepção da fragilidade, o distanciamento dos amigos, da casa, e a inevitável interrupção dos estudos. Frente a essa realidade, esse artigo tem como objetivo mostrar que crianças e adolescentes, mesmo enfermos, têm a oportunidade da oferta de ensino aprendizagem em um ambiente pouco conhecido que são as classes hospitalares. Procura refletir também acerca de uma ótica mais humanizada da atuação do psicopedagogo hospitalar, uma vez que em união com os demais profissionais desse espaço, ele pode oferecer um atendimento que contemple o ser humano de modo integral. Conclui se que a participação nas classes hospitalares é uma maneira de contribuir na reinserção dessas crianças e adolescentes à sua escola de origem, e o papel do psicopedagogo, em parceria com os demais profissionais do hospital, por meio de suas reflexões, planejamentos e suporte são o de procurar auxiliar de forma significativa o processo de ensino aprendizagem desses alunos pacientes, além de fornecer apoio e relações de confiança com seus familiares e/ou acompanhantes.
Descritores: Psicopedagogia Hospitalar. Classe Hospitalar. Humanização.


Texto completo:

PDF

Referências


FONSECA, E. S. Implantação e implementação de espaço escolar para crianças hospitalizadas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.08, n.02, p.205 222, 2002.

LUCON, Cristina Bressaglia. Representações sociais de adolescentes em tratamento do câncer sobre a prática pedagógica do professor de classe hospitalar, 2010. 277 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) –– Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida M. Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2006.

NASCIMENTO, C. T. A psicopedagogia no contexto hospitalar: quando, como, por quê? Revista Psicopedagogia, São Paulo, v.21, n.64, p.48--56, 2004.

NOFFS, N.; RACHMAN, V. C. B. Psicopedagogia e saúde: reflexões sobre a atuação psicopedagógica no contexto hospitalar. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v.24, n.74, p. 01--09, 2007.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 1995

.




CONSCIESIUNIESI@GMAIL.COM