UM BREVE ESTUDO SOBRE ALGUMAS PROTEÇÕES IMPERMEABILIZANTES

Rodrigo Pietro LEITE

Resumo


A partir do momento em que o ser humano percebeu, que determinadas interferências poderiam ser causadoras de problemas de desgaste de materiais de utilidade, tais como, pedras expostas à natureza, ele sentiu a necessidade de descobrir uma, ou mais soluções para tal problema, aprimorando, com o passar do tempo, seu conhecimento sobre o assunto. Dentre os diversos tipos de interferências, um breve estudo foi realizado sobre alguns tipos de proteções impermeabilizantes. Trata-se de tema bastante abrangente e pode ser encontrado em vários tipos de situações. Objetivando mostrar alguns aspectos, métodos de prevenção e métodos de aplicação, trazendo como principal agente químico a água, sugere-se a
necessidade e a importância de se fazer uma análise, relativa à sua capacidade de interferência e poder, desta forma, realizar um projeto de impermeabilização, em acordo com os tipos de normas a serem seguidas, as quais buscam uma melhor segurança e qualidade de vida.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Execução de Impermeabilização: seleção e projeto: NBR 9575. Rio de Janeiro, 2010.

___________. Impermeabilização: procedimento. NBR 9574. Rio de Janeiro, 2010.

BAUER, Luiz Alfredo Falcão. Materiais de construção. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC S.A.,2004. v. 2.

CUNHA, Aimar G. da; NEUMANN, Walter. Manual de impermeabilização e isolamento térmico: como projetar e executar. 2 ed. Rio de Janeiro: Argus, 1979. 156 p.

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: https://www.embrapa.br/solos/sibcs/solos-do-brasil Acesso em 13 de agosto 2018

INCOPRE, Quais são os tipos de impermeabilizantes usados na construção civil, 2018. Disponível em: http://incopre.com.br/index.php/quais-sao-os-tipos-de-impermeabilizacao-usados-na-construcao-civil. Acesso em 16 de set. 2018.

PERDIGÃO, Raul da Costa Cabanas. Impermeabilização de construções: Soluções tecnológicas e critérios de seleção. 2007. 82 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2007.

POZZOBON, Cristina Eliza. Notas de Aulas da disciplina de Construção Civil II. 2007. 17 p.

RIPPER, Ernesto. Como evitar erros na construção. 3 ed. São Paulo: Pini Ltda, 1996.168 p.

SCHONARDIE, Clayton Eduardo Análise e tratamento das manifestações patológicas por infiltração em edificações. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil), Unijuí/RS, 2009.

VEDACIT. Manual técnico: Impermeabilização de estruturas. 7: ed,2009.

VERÇOZA, Enio José. Impermeabilização na construção. 2 ed. Porto Alegre: Sagra,1987.151 p.




CONSCIESIUNIESI@GMAIL.COM